Professor de teatro, jornalista de variedades, secretário teatral, e, atualmente, diretor do SATED-SP, onde coordena a área social e beneficio junto a Previdência Social.
Formado em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes
Cênicas na FPA – Faculdade Paulista de Artes (2010).
Atua como professor de teatro nas matérias: ética, legislação e produção teatral na FUNDARTE – Fundação das Artes de São Caetano do Sul, desde 1990 e na BRAAPA Escola de Atores desde 2006.
Atriz desde 1986, formada em 1990 na FUNDARTE – Fundação das Artes de São Caetano do Sul no Curso Técnico de Habilitação Profissional para Ator. Em 2010 / 2011 cursou na ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André – Curso de História do Teatro Moderno e Contemporâneo, ministrado por Antônio Rogério Toscano. Atualmente está cursando último ano de Licenciatura em História na FMU/SP.
Atua desde 2014 na BRAAPA – ESCOLA DE ATORES – SP como orientadora artística no “Curso Técnico de Formação de Ator”.
Anteriormente trabalhou como arte educadora em diversos projetos entre eles: PROGRAMA DE PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – HORTOLANDIA de 2011 a 2014. Em 2008, “Processos Educativos Através Do Teatro” – promovido pela FUNAP (Fundação de Amparo aos Presos), no Presídio Masculino Parada Neto – Guarulhos. Em 2005 Projeto Teatro na Escola – Prefeitura de Guarulhos. Recreio nas Férias SP em 2006 / 2007 e em Diversas Casas de Cultura da Prefeitura de São Paulo entre 1999 a 2002.
Participou como atriz e oficineira do “Encontro Latino Americano de Teatro do Oprimido”, ocorrido em janeiro de 2010, em Jujuy, na Argentina, ministrando oficina Introdução ao Teatro do Oprimido para grupo de adolescentes na Província de Susques e no Presídio da Província de Jujuy e no 8º Presidio Federal da Argentina.
Em 2017 fez preparação de atores e direção da peça “NÓS” de Elmo Ferrer, produção da Meraki Cia. Teatral. Em 2016 escreveu e participou como atriz da peça “Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada”, direção de Eduardo Osório, com a qual ganharam o prêmio de Melhor Iluminação, Melhor Atriz e 2º Melhor Espetáculo no 7º Festival de Mogi Guaçu.
Em 2013, fez residência artística no Attis Theatre, em Atenas/Grécia, participou de workshop ministrado por Theodoros Terzopoulos e estreou no Teatro grego Attis, o espetáculo “Krísis”, com a Cia. Nova de Teatro. Em 2012, com o espetáculo “Caminos Invisibles, apresentou-se em Milão/Itália, com o “Premio Internazionale per il Teatro dell’Inclusione Teresa Pomodoro”.
Nos últimos anos atuou nos seguintes espetáculos: (2018) “Lembrar é Resistir” Texto e Direção Izaías Almada; (2016) “Uma Louça quebrada e Nenhuma Roupa Lavada” Direção Eduardo Osório; (2014) “Krisis” com Cia Nova de Teatro – Direção Lenerson Polonini; (2011) “Pesadelo” Dramaturgia do Grupo Teatro FORJA – Direção de Tin Urbinatti (2010) “Luta Mulher Poética” Texto: Maria Cecilia Garcia – Direção Tin Urbinatti / “Caminos Invisibles” com Cia Nova de Teatro, (2009/2008) “Foices, Facões, Fuzis” inspirada na obra de B.Brecht “Os Fuzis da Sra.Carrar” – Direção de Maria Cecília Garcia e Lúcia Capuani – (2007) – Dança Teatro – Criação, Concepção e Interpretação da Performance “Mutações” , no Projeto Novas Presenças do Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação – contemplado pelo Programa Municipal de Fomento á Dança 2007.
Na linguagem de audiovisual, atuou em 2008 no filme média metragem: “Interpretações” – de Tin Urbinatti, no qual também trabalhou como produtora executiva. E em 2009 – Participação 37 na Minissérie “João Miguel” do projeto “Direções” da TV Cultura, na edição de Agosto, sob a direção de André Garolli.
Em 2009 fez parte do quadro de Jurada da FESEC (Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo). E da Comissão de Debates do FESTEC – Festival de Teatro de Catanduva onde também ministrou o Workshop “Teatro do Oprimido – Princípios e Exercícios”.
Em 1997, fundou, juntamente com Eduardo Mancini, o Núcleo Teatral – Treinadores da Alegria, especializado em Teatro Treinamento e Educação Ambiental, que, desde então, atua junto a empresas, ONG’s e escolas. Com esse projeto, escreveu diversos textos teatrais e fez a direção artística e administração dos espetáculos: SOS PLANETA TERRA – PROAC ICMS (2009), O LUXO DO LIXO – PROAC ICMS (2011) O LUXO DO LIXO – ROUANET (2012) SOS PLANETA TERRA – PROAC ICMS (2013) É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO – PROAC ICMS (2014) e CIDADÃO EM CONSTRUÇÃO – ROUANET (2014/2015).
Participou de diversos cursos voltados para Artes do Corpo / Dança: – 2016: Curso Livre de Danças Brasileiras, ministrado por Silvana de Jesus Santos, na Escola de Dança de São Paulo.
Oficina de Dança: Experimentando o movimento-corpo com Leticia Sekito e Dança Afro-Brasileira com Priscila Paciência, ambas no CRD-SP – Centro de Referencia a Dança. Em 2015 participou da Oficina “Introdução à Dança Brasileira: matrizes africanas”, com Letícia Doretto; “Workshop Dançando ao Máximo Sem Dançar – Introdução ao Treinamento Evolutivo e Contact Dao” – Elias Cohen e do 7º Encontro Internacional de Contato Improvisação em SP – organizado por Ricardo Neves.
Maria Pia pesquisa a corporeidade a partir de sua vivência como dramaturga, bailarina, terapeuta corporal e através de estudos acadêmicos sobre a relação entre os músculos e as emoções.
Desenvolveu o método de Organização Muscular da Expressão (OMEX), estabelecendo uma abordagem integrativa entre o sistema músculo esquelético e a expressão.
O método relaciona a cognição ao movimento através da ligação entre pensamento, voz e ação física: o processo fomenta o potencial expressivo e a comunicação, culminando na arte da interpretação e composição dos personagens.
Televisão:
Minissérie, Madona de Cedro - direção, Tizuka Yamasaki.
Caso Marly - Episódio de Você Decide - Tizuka Yamasaki.
Além das Estrelas - Episódio de Você Decide - Tizuka Yamasaki.
Meninos de Rua - Episódio de Você Decide - Tizuka Yamasaki.
Programas Especiais de Fim de Ano - TV Globo (1998 e 1999)
Preparação do elenco infantil - Programa da Xuxa, Rede Globo, direção Tizuka Yamasaki.
Amazônia parte II
Novela, TV Manchete - direção Tizuka Yamasaki.
Éramos seis
Novela, SBT- direção Nilton Travesso.
Filme Gaijin II - direção Tizuka Yamasaki.
Filme, Fica Comigo - direção Tizuka Yamasaki.
Filme Xuxa Requebra - direção Tizuka Yamasaki.
Filme Tempestade Cerebral - direção Hugo Carvana.
Ópera La Boheme - direção Tizuka Yamasaki.
Concerto Arias - direção Tizuka Yamasaki.
Dança Shlag - Companhia ballet Arte em Movimento- direção Letícia Freire.
A Incrível Viagem -Teatro- dança - direção Júlio Braga.
Ford Modelos – Preparação do elenco de artistas.
Escola de Atores Wolf Maya – Rio de Janeiro, RJ.
Curso de interpretação para vídeo – Anatomia da Ilusão.
Casa da Gávea - Rio de Janeiro, RJ.
Curso de interpretação para vídeo – Anatomia da Ilusão.
Escola de Teatro Martins Pena - Rio de Janeiro, RJ.
Curso de Dramaturgia Corporal.
CAL - Rio de Janeiro, RJ.
Curso de Dramaturgia Corporal.
Fundição Progresso - Rio de Janeiro, RJ.
Curso de Dramaturgia Corporal
Centro de Artes da Cantareira - Niterói, RJ.
Curso de Dramaturgia Corporal
Polo de Cinema e Vídeo - Brasília, DF.
Curso de Dramaturgia Corporal
Festival de Cinema de Brasília - Brasília, DF.
Curso de Dramaturgia Corporal
Escola de Teatro de Palmas - Tocantins, TO Curso de Dramaturgia Corporal.
A Ecologia da Expressão – A relação entre corpo e meio ambiente
Universidade Veiga de Almeida RJ – 2019.
Uma visão Integradora sobre Educação Ambiental
Univercedae RJ - 2019.
Interpretação para Cinema
Escola de Atores Gustavo Pereira Buenos Aires – Argentina–2019.
A Dramaturgia e Postura Corporal
Curso de Design Industrial, Depto. de Artes e Design- PUC-RJ–2000.
Anatomia, Movimento e Postura Saudável
Curso de Design Industrial, Depto. de Artes e Design- PUC-RJ–2001.
Interpretação para Cinema
Curso Prático de Cinema e Vídeo, Polo de Cinema e Vídeo, DF–1998.
Terapia e Dramaturgia Corporal
Fundação Simontron - RJ –2000.
Dramaturgia Corporal
Centro Cultural Iguapo - Londrina-PR-2001.
Dramaturgia Corporal
União dos Guakusseis de Curitiba-PR-2001.
A Ecologia da Expressão - “O corpo e o meio ambiente”
Tese de conclusão de mestrado em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida – RJ 2019.
“O Tao do Corpo”
Artigo, Revista Cadernos de Teatro, número 131.
“O Tao do Corpo”
Caderno Ideias - Suplemento Literário do Jornal do Brasil – 1999.
“O Mistério do Butô”
Artículo, Revista Saúde Sexo e Educação –1994 – IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação).
Ator formado em 2008, ministra as disciplinas de Jogos Teatrais e Interpretação desde Agosto de 2013 na BRAAPA Escola de Atores. É um dos responsáveis pela organização do F.I.B.R.A. – Festival Interno BRAAPA de Teatro.
NO TEATRO: Como Diretor: produziu, em parceria com o “Grupo de Teatro Casa 10” o Espetáculo “Por Um Punhado de Dólares”, que ficou em cartaz por 2 temporadas, de 03 a 31 de Agosto e de 03 a 24 de Novembro de 2019, no Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat.
Como Ator: “O Rei do Show” – Direção: Juliana Lucilha (Jul/21), “Último Capítulo” – de Murilo Tarsis – Direção: Eduardo Osório (Jan/Fev/18 e Nov/Dez/17), “A Megera Domada – Um Musical Brasileiro” – Direção: Eduardo Osório (Dez/16), “Os Boêmios de Adoniran” – Direção: Eduardo Osório (Ago/16), “E Se…? Porque nem só de Shakespeare vivem Romeu e Julieta” – de Daniel Prata, em duas temporadas, dirigido por Daniel Prata (Mai/Jul/12) e Silmara Túrmina (Out/Nov/11), “Grito!” – de Plínio Marcos – adaptado e dirigido por Sérgio Milagre (Set/Nov/09) e o musical “Coração de uma Estrela” – de Ewerton Soares (Abr/09).
NA TV: coleciona uma série de trabalhos, entre eles, participação na série “Irmandade” – 2ª Temporada (Netflix), participação na série “Unidade Básica” – 2ª Temporada (Globoplay/Universal Channel), série “Mamonas Assassinas” (Record), novela “Chiquititas” (SBT), minissérie “Sansão e Dalila” (Record), “O negócio”- HBO/FOX, novela “Corações Feridos” (SBT), a minissérie “Aline” (Rede Globo), a novela “Vende-se um véu de noiva” (SBT), a série “Julie e os fantasmas” (BAND), entre outras. Participou do “Fantástico” (Rede Globo) na reportagem intitulada “Saiba o que fazer quando alguém passar mal perto de você”, também no programa “Tribunal na TV” (BAND), entre outros.
EM PUBLICIDADE: participou de vários comerciais, entre eles “Carrefour”, “MEC – Campanha Re-Saber”, “Delta Ômega”, “Sicoob”, “Produtor Rural” – Caixa Econômica Federal, “Vivo”, campanha de Natal/2015 de “O Boticário” (modelo de mãos), “Salonsip” (modelo de mãos), “Telesena”, “Dogwalker”, campanha de Natal do Shopping Internacional de Guarulhos, SEBRAE – “Taxista Empreendedor”, Volkswagen, Magazine Luiza – “Cartão Luiza”, Ourominas, “O SBT dá as férias de seus sonhos”, entre outros, e videos internos como video de treinamento “Shell”, “APAS”, “Supermercados Walmart”, Hospital do Sono, Hospital São Luiz, Hopi Hari, Makro Supermercados, BASF, entre outros.
NO CINEMA: participou dos longas “Mais Forte Que O Mundo – A História de José Aldo” – de Afonso Poyart, “Homens da Pátria”, de Gastão Coimbra e “Luz nas Trevas” – de Helena Ignez.
COMO DIRETOR/PRODUTOR DE VIDEOCLIPES: “Uma História De Amor [cover] – da cantora Letycia Martins, “Mais Uma Vez” e “Histórias Suas” – da cantora Mari Guedes, “Hold My Hand”- do cantor Thor Chamone, “Simples”, “Maria”, “Rebirth”, “Rebirth (remix)” e “Agradecimentos de Natal” – da cantora Joe Welch, Campanha do perfume “Fantasy” de Britney Spears no Brasil, por Francinne Porto (cover oficial no Brasil).
Licenciada em Educação Artística e Pedagogia, pelo Centro Universitário Claretiano e Faculdade Associada Brasil, respectivamente. Licenciada em História pela Faculdades Integradas Campos Salles. Pós-graduada em Estética e História da Arte e em Arte Educação, pela Faculdade de Santa Rita do Passa Quatro e Faculdade Mozarteum de São Paulo – FAMOSP, respectivamente. Formada pelo CTO/RJ – Centro de Teatro do Oprimido
Atriz desde 1986, formada em pela FUNDARTE - Fundação das Artes de São Caetano do Sul no Curso Habilitação Profissional de Ator. Atua na BRAAPA – ESCOLA DE ATORES – SP como orientadora artística no Curso Técnico de Formação de Ator. Atua como professora de Artes, na Prefeitura Municipal de São Paulo e na Prefeitura Municipal de Diadema.
Atuou como arte-educadora junto a crianças, jovens, adultos e terceira idade, em oficinas culturais, casas de cultura e centros culturais nas cidades de São Paulo, de Guarulhos e de Diadema, em penitenciárias masculinas e femininas da cidade de São Paulo, do interior paulista e da Argentina, em hospitais de custódia e tratamento psiquiátricos (manicômios judiciários).
Palestrante e desenvolvedora de conteúdo na Aprofem – Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação do Município de São Paulo.
Autora dos livros “Teatro Para Todos: Manual do Professor” e “Uma Possível Abordagem Estética”, editora da autora, ano 2020 e do artigo “Registro e Subjetividade”, Revista Prove – Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, novembro de 2015.
Formação Artística
Cristiane Paoli Kitto - Gabriel Guimard
Palhaço de Rua - Chacovachi (Argentina)
Reprises de Palhaço Nordestino - Palhaço Mixiruca (Alagoas)
Palhaçada Latino Americana - Jader Clown (Colômbia)
Cinema
Studio Fátima Toledo (Núcleo de Atores)
Teatro
Espaço Teatro & Cia (Rubens Brito)
Outras atividades artísticas
• Trabalho como palhaço há 30 anos
• Ministra oficinas de teatro e de Clown
• Autor / Diretor e Produtor de Teatro
• Há 10 anos Desenvolve trabalho de Palhaço em Hospital e ONG
Cinema
• BOLEIROS -1998 — Líder da Gaviões da Fiel
• HUGO GIORGETTI - Personagem
• A HORA MÁGICA -1999 — Personagem — Cenotécnico
• GUILHERME DE ALMEIDA PRADO
• MANGUEIRA " AMOR QUE FICA " - 2000 MARCO ALTBERG - Personagem — Ator De Teatro
• BICHO DE SETE CABEÇAS - 2001
• LAIS BODANSKI — Personagem — Interno do manicômio
• CARANDIRU - 2004
• HECTOR BABENCO — Personagem — Dono do Bar
• O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA - 2005
• BRUNO BARRETO — Personagem — Torcedor
• OS DOZE TRABALHOS - 2007
• RICARDO ELIAS - Personagem - Mano Veio ( Motoboy )
TELEVISÃO - CONTRATO -GLOBO
Escrito nas Estrela ( 2010 ) — Elizabeth Jhin — Direção — Papinha — Personagem — Manoel ( Lider de Comunidade )
Eterna Magia( 2007 ) ( Elizabeth Jhim ) — Direção — Ulisses Cruz — Personagem — Gonzaga — Barbeiro
Esperança — 2002 ( Benedito Rui Barbosa ) — Direção — Luiz Fernando Carvalho — Personagem — Amadeu ( Morador do Cortiço )
Outras Participações
• Cilada Personagem — Médico
• Diarista Personagem — Pastor ( Piadistas Anônimos )
• Belíssima Personagem — Italiano
• Denise Fraga — Personagem — Garçon
• Zorra Total — Personagem — Várias participações
• Chico Anisyo (O Belo e as Feras) — Personagem — Contador
• Torre de Babel — Personagem — Detetive
• SBT — Fascinação e Razão de Viver
Teatro
• 2019 - Caras de Plauto - Texto - Tito Plauto - Direção - Atílio Bari
• 2011 a 2012 — Pesadelo — Texto e Direção — Tin Urbinatti
• 2009 a 2010 — Foices ,Fuzis e Fações ( Adaptação dos Fuzis Da Sra Carrar ) — Texto e Direção — Maria Cecília Garcia
• 2005 a 2006 — Hoje o Dia Promete — Texto — Eduardo Mancini e Cleo Moraes — Direção — Eduardo Osório
• 2000 a 2004 - SOS PLANETA TERRA - Texto - Eduardo Mancini Direção - Cleo Moraes
• 1997 a 2001 - GUERRA DOS SEXOS - Direção - Maisa Aché
• 1998 a 2000 — O Mundo Mágico De Monteiro Lobato Texto — Maisa Aché
• 1995 - ALBERTO SANTOS DUMONT - Texto - Dario Uzam Direção - Lourival Brasil
• 1992 a 1995 - O HOMEM QUE CALCULAVA - Texto - Malba Tahan Direção — Celso Saiki
• 1991 a 1994 - O PEQUENO IMPERADOR Texto - Atilio Bari Direção - Milton de Almeida
• 1990 a 1995 - CARAS DE PLAUTO Texto - Tito Plauto Direção - Milton de Almeida
• 1989 a 1990 - MIRANDOLINA Texto Almeida
• 1987 a 1989 - MANDRÁGORA Texto Almeida / Jamil Dias — Carlo Goldoni Direção : Milton de — Maquiavel Direção : Milton de
Ator e apresentador. É um dos fundadores e diretores da BRAAPA ESCOLA DE ATORES, onde também ministra cursos regulares de Interpretação para TV e Publicidade, além de aulas particulares de Apresentação de Programas de TV e Eventos na BRAAPA ESCOLA DE ATORES, cumprindo satisfatoriamente o objetivo da proposta do projeto, que é fazer com que os atores sejam mais editados e aprovados nos testes de Publicidade e TV.
É apresentador dos eventos da empresa Italiana GAMA ITALY, nas feiras anuais Hair Brasil e Cosmética em São Paulo.
Formado em Rádio e TV na FAAP em 1994, atua em teatro desde 1986, participou em vários espetáculos de teatro infantil e adulto. Em 2008, como ator e produtor, do premiado espetáculo “Velório à Brasileira”. Esteve em cartaz de 2004 a 2007, com o espetáculo “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni no papel de apresentador. Em 2007 no elenco de “A Bela e a Fera” que esteve em cartaz no Teatro Imprensa também em 1995.
Em 1997, se associou ao ator André Bravo Valente para formar a BRAAPA Produções Artísticas e produzir o musical “Poliana, a menina”, produção essa que viria a receber indicações e prêmios do teatro, além de ter sido considerada pela crítica como o melhor elenco de teatro infantil já visto em São Paulo até então.
A partir de 1998, começou a trazer diretores de TV para realizar cursos de interpretação para TV, no intuito de melhorar o nível dos cursos nessa área, o que acabaria por formar um modelo junto com seu sócio, seguido posteriormente pelos concorrentes devido à repercussão no mercado da organização e qualidade de ensino dos mesmos.
Atuou em longa metragem com co-produção internacional ao lado dos atores Michael York e Jennifer O’neal.
Na TV participou do seriado “As Novas Aventuras de Tiazinha” (TV Bandeirantes) e das novelas “Tiro e Queda” e “Louca Paixão” (TV Record). Atuou em diversos comerciais e programas do SBT, chegando a ser contratado pela casa.
Atuou em vários filmes publicitários, entre eles destacam-se o comentado comercial da Azaléia ao lado de Grazi Massafera do BBB5 que veiculou internacionalmente, dos carros Picasso da Citröen e Novo Gol, STILL (Ferramentas de Jardim), DPVAT, Kaiser, celulares Tess, entre muitos outros.
Foi um dos professores de Interpretação para TV da Equipe BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV de Angola”, onde permaneceram três meses.
Eduardo Paiva e André Bravo Valente, juntos, foram responsáveis pela idealização, planejamento, organização e implantação da Escola de atores Wolf Maya no Shopping Frei Caneca.
É um dos fundadores e Diretores da BRAAPA ESCOLA DE ATORES onde também, ministra aulas regulares, desde 2005, de Filosofia e Desenvolvimento Pessoal, além de aulas particulares de Interpretação para TV e Publicidade e de Apresentador de TV.
Formado em Administração de Empresas na FMU (1992), atua em teatro desde 1986.
Profissionalizou-se como ator e trabalhou em vários espetáculos entre infantis e adultos com diretores de renome no mercado, como Jacques Lagoa, Silnei Siqueira, Zeno Wilde, entre outros. Dentre os espetáculos que atuou destacam-se “A Bela e a Fera”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “Rua São Luiz- 27 – 8º andar”, “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni, entre outros.
Em 1997, formou junto ao ator Eduardo Paiva a BRAAPA Produções Artísticas e produziu o espetáculo “Poliana, a menina”, onde também atuava, tendo inclusive, seu trabalho destacado pela crítica. O espetáculo foi indicado para vários prêmios, chegando a ganhar algumas das indicações, como MAMBEMBE E APETESP 1997.
Também ministrou aulas de Interpretação para TV e Desenvolvimento Pessoal pela BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV em Angola”, onde permaneceu por três meses implantando o projeto. Ministrou palestra de Desenvolvimento Pessoal na loja Maçônica Grande Oriente Paulista.
Na TV: Como ator, participou como coadjuvante no seriado de “As novas aventuras de Tiazinha” na TV Bandeirantes, “Colégio Brasil” no SBT, e outras produções de TV.
FILMES PUBLICITÁRIOS: Hyundai (2015), Fiat (2011), CPTM – Governo do Estado de São Paulo (2010), Ponto Frio (2008), “programetes” publicitários do Unibanco intitulado “É da sua conta” para o dia das mães e dia dos Pais (2006), Volkswagen (2004), ABA – Associação Brasileira de Anunciantes (2003)
O ator André Bravo Valente retornou ao elenco de “A Bela e a Fera” em 2007 no teatro Folha, onde permaneceu até 2009; e foi Diretor Geral de produção do premiado espetáculo “Velório à Brasileira” de Aziz Bajur, em 2008.
Como apresentador, atuou no programa “Rally Universitário” para TV da Internet em 2010.
Eduardo Paiva e André Bravo Valente, juntos, foram responsáveis pela idealização, planejamento, organização e implantação da Escola de atores Wolf Maya no Shopping Frei Caneca.
TELEVISÃO
TEATRO
Suzana tem uma sólida carreira, tendo trabalhado com renomados diretores como: Cininha de Paula, Gilberto Gawronski, Rafael Ponzi.; Regiana Antoninni, Eduardo Wotzik, Claudio Torres Gonzaga, Felipe Camargo, Guida Vianna, Camilla Amado e João Brandão e grandes autores como Federico Garcia Lorca, Caio Fernando Abreu, Harold Pinter. Foi apresentando o monólogo de humor DE PERTO, ELA NÃO É NORMAL!, onde assina texto e interpretação e sendo dirigida por Flavio Rocha, que a artista obteve completo êxito de crítica e público, estando desde 2006 apresentando-se com imenso sucesso.
CINEMA
RECONHECIMENTOS/ INDICAÇÕES / PREMIAÇÕES
EVENTOS
Apresenta eventos de grande porte, entre eles: Festa Junina do Cerrado, em Brasília (250 mil pessoas), Festival das Águas de Brasília (público de 40mil pessoas), Aniversário da TV Belém do Pará (15mil pessoas), Reveillon de Belo Horizonte (200 mil pessoas), Celebração da TV Globo Internacional em Miami e New York.
CURSOS / ATRIZ
O Tablado, Camila Amado, Eduardo Milewicz, Fatima Toledo, Marcio Libar e Theatre du Soleil.
TELEVISÃO
TEATRO
WEB/CELULAR
Autora do seriado TIA SUELLY EM COPACABANA que em 2008 foi veiculado nos celulares 3G da operadora CLARO. E também da adaptação do programa AS PEGADORAS para a mídia celular da operadora OI.
REVISTA
Coluna de crônicas MULHER É BARRA da revista CHOICE. (2009)
FORMAÇÃO / AUTORA
Graduação: Filosofia e Pós Graduação:Arte e Filosofia (PUC RJ). CURSOS: Guilhermo Arriaga (México), Jhon Truby (eua), Robert Mackee (eua) e José Carvalho (Brasil/Rede Globo).
Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando se formou pela, UniRio, em
Bacharelado em Artes Cênicas. É professora de interpretação e diretora teatral, além de instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha, desde 2002, preparando atores para as telenovelas e minisséries produzidas pela emissora.
Como atriz, participou de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota”, “O Mercador de Veneza”, “A Comédia dos Erros”, “Besame Mucho”, “Sonhos de um Sedutor” e “O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal”, “Ana Raio e Zé Trovão”, “Torre de Babel” e “Laços de Família”.
Participou também de especiais e minisséries como: “Decadência”, “Noivas de Copacabana”, “Você Decide”, “Carga Pesada” e, ainda, campanhas publicitárias, dublagens e etc. Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.
Também foi responsável pela preparação do elenco de “Malhação” por oito temporadas, preparando atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes seriados: “Toma Lá Dá Cá”, “Casos e Acasos”, “Faça a sua História”, “Guerra e Paz”, “As Cariocas”, “Tal Pai Tal Filho” e nas novelas “A Cor do Pecado”, “O Profeta”, “Sete Pecados”, “Eterna Magia”, “Duas Caras”, “Ciranda de Pedra”, “Negócio da China”, “Escrito nas Estrelas” (exclusiva para a atriz Natalia Dill), “Cama de Gato” (exclusiva para a atriz Paola Oliveira), “Caras e Bocas”, “Ti Ti Ti”, “Passione” (exclusiva para o ator Cauã Reymond), “Cordel Encantado” (exclusiva para os atores Cauã Reymond, Bianca Bin e Nathalia Dill), “As Brasileiras“, “Dercy“, “Aquele Beijo“, “Avenida Brasil” (exclusiva para os atores Cauã Reymond e Nathalia Dill), e atualmente é responsável pelas novelas “Lado a Lado” e “Guerra dos Sexos“, além da preparação da atriz Grazi Massafera como a protagonista da próxima novela das 18h, “Flor do Caribe“.
Como Preparadora de Atores, Andréa atuou nos curtas “Retrato Falado”, dirigido por Andre Warwar e “Ligação”, “Mesa 48”″ e “Dedalo”, dirigidos por Edson Erdmann. Também foi responsável pelapreparação da atriz Paola Oliveira no longa-metragem “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.
Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando, junto com seu grupo de teatro, fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí, esteve à frente de diversos cursos e workshops como: “Programa de Férias”, da Secretaria Municipal de Cultura do RJ, Curso Intensivo de Interpretação para Adolescentes – Casa da Gávea, Curso Regular – Teatro de Arena (por três anos), Oficina Nelson Rodrigues – Teatro de Arena. Foi convidada a ministrar diversas oficinas no sul do país, em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outras. Em parceria com a produtora Historias Incríveis, participou dos projetos: “O Segredo do Dálogo” ,“Ligação”, “Mesa 48″ e “Dedalo”. De 1999 a 2008, esteve no Curso Regular de Interpretação para Teatro e TV, no teatro Miguel Falabella, onde dirigiu diversos espetáculos que estiveram em cartaz por lá, como: ”Peças Íntimas”, de Luiz Fernando Veríssimo; “Sonhos de uma noite de verão”, de Shakespeare; “O Carioca” (adaptação de Capital Federal), de Artur Azevedo; “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, além de diversas criações coletivas.
Reconhecido diretor musical do teatro paulista, realizador de espetáculos musicais, entre os quais se destacam Almanaque Brasil, de Noemi Marinho, e Você Vai Ver o Que Você Vai Ver, de Raymond Queneau, com direção de Gabriel Villela. É um dos autores de O Gato Preto e Alô Alô Terezinha!, do grupo Circo Grafitti, do qual é um dos fundadores. Característica principal em seu trabalho é a inter-relação da cena teatral com a música, notadamente ao lançar um olhar crítico sobre os diversos estilos do discurso musical, seja como compositor, arranjador, preparador vocal ou pianista ao vivo em espetáculos teatrais. Atuou como compositor e diretor musical da peça A Megera Domada, de W. Shakespeare, com o Teatro do Ornitorrinco, sob direção de Cacá Rosset, e apresenta atualmente De Pernas Pro Ar, produção do Circo Grafitti, e Nara, musical sobre a vida da cantora Nara Leão, indicado ao prêmio Shell 2010, categoria melhor música e ganhador do Prêmio Contigo de Melhor Espetáculo Musical Nacional 2010.
Recebeu os seguintes prêmios:
Foi indicado ao Prêmio Minc-Mambembe 1989 categoria Especial pela música de Você Vai Ver o Que Você Vai Ver, ao Prêmio Shell – 1999, categoria Melhor música, pelo espetáculo Miss Brasil 2000, ao prêmio Panamco – 2000, pela Direção Musical e arranjos de A Estranha Vida de Hilletje Jans, ao prêmio Shell 2002, categoria música por O Gato Preto e ao Prêmio Shell 2004, por Alô, Alô, Terezinha!
Graduada em Artes Cênicas pela USC em (Bauru/SP-2005) e Pós-Graduada em Dança-Educação (Bauru/SP-2007), a atriz também é bailarina e coreógrafa formada pela Sigma Academia de Dança (Bauru/SP- 1992/2007), nas modalidades de ballet, contemporâneo, jazz e afro-jazz. Participou de grandes festivais de dança como ENDA 2006 – Encontro Nacional de Dança (São Paulo/SP) e o XIV Passo de Arte (Indaiatuba/SP), onde conquistou o prêmio de melhor coreografia do festival.
No cinema já atuou em dois curtas-metragens, Mancumunados, direção de Juliano Dip e Apollo, direção de Vitor Cardoso e Fernando Lima, sendo que este foi selecionado para o 14º Gramado Cine Vídeo.
No teatro já atuou em inúmeras montagens. Com o grupo teatral ATO Bauru/SP, participou das montagens de A Nutricomédia com Os Nutriamigos de Luis Batista direção de Carlos Batista, O Dia em que o Medo Virou Música e Rapunzel, textos e direção de Carlos Batista. Ainda em Bauru integrou o grupo teatral Véritas atuando em dois espetáculos que participaram do Circuito Viagem Teatral do SESI, são eles Vem Buscar-me que ainda Sou Teu de Carlos Alberto Sofredini e Sonho de uma Noite de Verão de Willian Shakespeare ambos com direção de Marly Bonome. Dirigiu também o espetáculo Ninguém Merece peça a qual assina e lhe rendeu o prêmio de melhor atriz, melhor espetáculo e melhor texto no Festival Jaime Sanchez (Botucatu/SP – 2005). Ainda em Bauru, como atriz e bailarina, atuou no SESC nos projetos QUE HERÓI SOU EU? (exposição de mitologia grega) e POR QUÊ? PRA QUE? (exposição de física).
Já em São Paulo, atuou no espetáculo Um Brinde a uma Solidão a Dois de Julio César Ribeiro direção de Herny Domingues pelo grupo Abre Alas (2007). No grupo Theatralha e Cia, atua nos seguintes espetáculos “Lilavati” e “O Homem que Calculava”, ambos com texto e direção de Atilio Bari. Integra o elenco do Grupo Treinadores da Alegria – Teatro in Company com direção de Eduardo Mancini e Cléo Moraes desde 2007. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa em Catch de Improvisação “Sustentáculos” e participa do espetáculo de mesmo nome. É atriz, autora e produtora do espetáculo musical Os Boêmios de Adoniran sob a direção de Milton Machado. Espetáculo esse que ganhou o prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) de melhor projeto sonoro em 2010 e o prêmio de Melhor Espetáculo da Cidade de São Paulo em 2011 pelo FESTEATRO.
Ator, diretor e arte educador, formado em 1986 na Escola Teatro & Cia (Rubens Brito). É professor de interpretação e diretor de montagens de formatura na BRAAPA Escola de Atores desde 2005, onde, até o momento, dirigiu aproximadamente 50 espetáculos de formatura da Braapa Escola de Atores. Ministrou o curso Internacional de Teatro e TV em Angola, no ano de 2005, tendo dirigido seis espetáculos de formatura na ocasião.
Trabalhos como DIRETOR: “Atrium Carceri”, de João Guerreyro – espetáculo convidado para representar o Brasil no Festival de Monólogos de Cuba de 2016, vencedor do prêmio popular de melhor ator; “Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada” de Cléo Moraes – espetáculo premiado no 7º Festival de Teatro de Mogi Guaçu/SP – 2016, na categoria de melhor iluminação, melhor atriz e 2º melhor espetáculo. Em 2008 “Velório à Brasileira”, de Aziz Bajur, com o qual ganhou o premio de Terceiro STIVAL NACIONAL DE TEATRO 2008.
Coordenou e dirigiu “Os Boemios de Adoniran – Montagem Oficina 2016” com alunos e ex-alunos formados na Braapa Escola de Atores. “Concilio do Amor”, de Oskar Panizza; “Bodas de Sangue”, de Federico Garcia Lorca; “Bonitinha, mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues; “A Mandrágora”, de Maquiavel; “O Pedido de casamento”, de Anton Tchekov.
Em 2011, conquistou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Cidade de São Paulo 2011, com o espetáculo musical OS BOÊMIOS DE ADONIRAN, direção de Milton Machado. Esse musical também ganhou o premio de melhor espetáculo no Festival de Teatro da Cidade de São Paulo, 2011 e prêmio Bibi Ferreira de Melhor Espetáculo Musical pelo voto popular.
Como ator, participou nos espetáculos: “ Nós” de Elmo Ferrer, Direção de Cléo Moraes; “De pernas pro ar” Direção: Circo Grafitti (Rosi Campos, Helen Helene, Eduardo Silva e Pedro Paulo Bogossian); “Cabaret Atlântico” Direção: Pedro Paulo Bogossian; “Uma hora sem Televisão”
Direção: Amaury Álvares; “Teresa D’Ávila” Direção: José Nelson de Freitas; “Malba-Tahan – O Homem que Calculava” Direção: Celso Saiki; “Lucrécia – O Veneno dos Bórgia” Direção: Celso Saiki; “Miss Brasil 2000 – uma Fantasia Musical” Direção: Abílio Tavares; “Cabaret Brecht” Direção: Myrian Muniz; “Abacaxi, Whisky of Chuchu” Direção: Pedro Paulo Bogossian; E nos shows musicais: Abertura do Salão do Humor de Piracicaba – Direção Pedro Paulo Bogossian – Participação de Luis Fernando Guimarães; Abertura do Festival de Teatro de Bauru – Direção – Pedro Paulo Bogossian – Participação de Lima Duarte; Homenagem a Flávio Rangel – TUSP – Direção – Pedro Paulo Bogossian – Participação de Aracy Balabanian e Regina Braga.
Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UNESP, foi professor nas seguintes escolas: Instituto de Ensino Bruto Bettelheim, Casa de Cultura Chico Science, Colégio Presbiteriano Mackenzie e Belas Artes. Como orientador de teatro trabalhou no Projeto Vocacional da Prefeitura de São Paulo durante três anos. Também trabalha como Diretor, Ator e Iluminador de teatro. Na dublagem atuou em diversas produções, além de dirigir filmes como: O Pequeno Nicolau, Planeta Hulk, 88 Minutos, entre outros.
Formado pela ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA – EAD/ECA/USP, trabalha como ator, diretor, dublador e professor. Na dublagem, reúne trabalhos em produções como: “La Casa de Papel” (Coronel Prieto), “Planeta Hulk” (Hulk), “Castlevania” (Trevor Belmont), “A História da Ciência” (Narração), “Transformers: Cyberverse” (Optimus Prime), That Time I Got Reincarnated as a Slime (Ranga), The legend of Vox Machina (Grog), Yu-gi-oh! VRAINS (Bohman), entre outros.
Formada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela UNESP, é professora de interpretação desde 2010. Lecionou em escolas profissionalizantes de teatro e dublagem e em cursos livres. Foi professora no Colégio Jardim São Paulo, nas escolas Humberto Dantas, Belas Artes Antônio Sampaio e Art Way. No teatro atuou em espetáculos como Cabaré Solanas, O Primo Basílio e Nos Embalos da Jovem Guarda – Show. Ingressou na dublagem em 2013 atuando em diversos programas de TV, filmes e novelas. Em 2020 iniciou sua pesquisa sobre a interpretação na dublagem que segue em desenvolvimento.
Professora, apresentadora e comentarista, atriz, coreógrafa, autora, diretora, compositora e preparadora de elenco.
Comentarista no programa ‘Por Elas’, na TV 247 e do ‘Fantástica’ do canal Iaras e Pagus (canais no YouTube).
Prêmio Pesquisador 2011 – Centro Cultural São Paulo, com o tema: Da Literatura à TV – Adaptação de obras literárias para televisão: levantamento e análise – 1990/2010.
Desenvolveu projetos de capacitação de professores e projetos para adolescentes junto a secretarias de Cultura e de Educação do Estado e do Município de São Paulo – Teatro e Rádio. Integrou a equipe de Formação Continuada da Editora Brasil Cultural: assessoria de Língua Portuguesa a professores da rede pública.
Ministrou programas de Texto, Literatura e Redação em cursos preparatórios para vestibulares. Participou de bancas de exames vestibulares. Coordenou equipes de professores e corretores.
Formação Técnica de Atriz, cursou Mestrado em Literatura Portuguesa na FFLCH/USP: ‘Linguagem fílmica em O Evangelho de Saramago’. Formação Superior em Letras-Português; especialização em adaptação de textos literários para Cinema, TV, Rádio e Teatro. FFLCH-USP e Universidade Anhembi Morumbi. Audiodescrição – FFLCH-USP (2017). Frequentou cursos e oficinas de Teatro e roteiro: ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP), Proscênio, Macunaíma e Oficina Cultural Três Rios.
Atuou em oficinas de Teatro Musical, Preparatório para exames EAD e SATED, Teatro e Contação de Histórias.
Criou, produziu e dirigiu: Meninos de São Paulo (documentário: na 1a. edição do VAI-Projeto de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura do Município de São Paulo), Anunciação (curta: adaptação de trecho de obra de Saramago) e Boca no Trombone (programa de humor em rádio, primeiro do país criado e interpretado só por mulheres), dentre outros textos.
Atuou nos espetáculos Por Pensamentos, Palavras e Atos (direção de Jamil Dias); Malba Tahan – O Homem que Calculava; e Lilaváti – Aventuras da Matemática (ambos sob direção de Celso Saiki); no monólogo Madame Mishima (com direção de Henri Yamaguchi), dentre outros.
Realizou dublagens em desenhos animados, documentários e longas.
Diversos trabalhos em vídeo/TV sob direção de Lucas Bueno, Paulo Ukei e Atílio Bari. Preparação de elenco, co-direção, coreografia e/ou assistência em espetáculos teatrais como: Caras de Plauto (2019) e Malba Tahan, com Atílio Bari; Lilaváti, com Celso Saiki.
Master Coach, Mentora, Trainer e escritora.
Se dedica ao desenvolvimento pessoal e profissional desde 2006, após uma carreira bem sucedida no mercado financeiro. Atua na formação de liderança no Brasil e países latinos, Storytelling, Coaching em grupo e Mentoria de Carreira.
A qualificação profissional e o autoconhecimento tem sido uma constante em sua vida. Bacharel em Comunicação Social, pela Faculdade Casper Líbero e Administração de Empresas, pelas Faculdades Oswaldo Cruz, P.h.D em Business administration pela FCU-USA.
Tem diversas certificações em Coaching, incluindo “The inner Game of Coaching” com Tim Gallwey. Especialização em Programação Neurolinguística, inclui treinamento com John Grinder, co-criador da PNL, treinada em Storytelling por James McSill.
Em 2006 estudou teatro na BRAAPA e desde 2007 ministra aulas de PNL no módulo Desenvolvimento Pessoal, nesta escola de atores.
Coordenadora do Grupo de Excelência em Coaching – GEC- CRA-SP; Voluntária no Programa de Mentoria para Mulheres IVG, Nós por Elas.
Noscilene se sente realizada seguindo a sua missão de vida: Aprender e Ensinar.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/noscilene-santoscoach/
Twitter: @Noscilenesan
MÁRIO GOES, ator, diretor, produtor teatral e bailarino desde 1999. Em 2023 integra o grupo "Rede de leituras" indicada ao Prêmio Shell, em 2022 estreou no SESI RIO VERMELHO/SSA o novo solo sob direção de Elias Andreato, em 2020 dois prêmios na Argentina de melhor locução para o CVV, 2016 foi Premiado com dois prêmios de MELHOR ATOR INTERNACIONAL com monólogo ATRIUM CARCERI, no III Festival Latino Americano de Monólogos e Prêmio Terry em Cuba, em 2014 recebe junto a Cia. Paradóxos o prêmio de MELHOR ESPETÁCULO TEATRAL das mão de Sérgio Mambert, pelo espetáculo que atua “As Super Poderosas”, 2013 Indicado ao prêmio MELHOR ESPETÁCULO DIVERSIDADE SEXUAL em “Lola, a Pioneira” (Texto e direção); em 2007 recebe 2 prêmios no Festival “En Cena” no ABC paulista, sendo um prêmio de melhor espetáculo com a peça “Casos de Família” e Melhor Ator com o monólogo “ Noite Na Taverna”; Dentre numerosos trabalhos ao longo de sua carreira, recentemente participou do Longa Metragem “Coração de Cowboy” – Direção Gui Pereira , Junto de Gabriel Sarter e Jackson Antunes (Rede Itau de Cinemas). Mário Também carrega em sua carreira grandes Direções e Musicais, além de Autor e Diretor da Cia. De Teatro Paradóxos, Mário Goes tem prêmios paralelos de Dança/Coreografias e como melhor ator. Também trabalhou em Radionovela, tem participações em festivais nacionais e internacionais.