Workshop com Andrea Cavalcanti

Responsável pela preparação de elenco da novela “Além do Tempo”, do seriado “O Caçador”, da atriz Paolla Oliveira na novela “Insensato Coração”, das novelas “Alto Astral”, “Lado a Lado”, “Guerra dos Sexos”, “Aquele Beijo”, “Cordel Encantado”, “Ti Ti Ti”, entre outras, Andrea ministra o Workshop “A criação do Personagem”.

O conteúdo é abordado através de jogos, improvisações e exercícios teatrais. O Workshop é dividido nas seguintes fases:

–        Desinibição, Entrosamento e Autoconfiança,

–        Autoconhecimento (Corpo e Voz),

–        Criatividade / Improvisação Livre,

–        Improvisação Dirigida/ Introdução ao Texto,

–        A Criação do Personagem,

–        Gravação de Cenas,

–        Avaliação e Auto avaliação.

Durante o curso, os participantes experimentam o autoconhecimento, a superação de limites e  as várias fases do processo de construção de personagens. Além de aprenderem, na prática, técnicas e conceitos que certamente irão nortear seu desenvolvimento artístico.

Andrea Cavalcanti

Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando se formou pela UNIRIO – Bacharelado em Artes Cênicas.É professora de interpretação e diretora teatral, além de instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha desde 2002, preparando atores para as telenovelas e minisséries da emissora.

Como atriz (teatro, televisão e cinema)

Participou de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota”, “O Mercador de Veneza”, “A Comédia dos Erros”, “Besame Mucho”, “Sonhos de um Sedutor” e “O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal”, “Ana Raio e Zé Trovão”, “Torre de Babel” e “Laços de Família”.Participou também de especiais e minisséries como: “Decadência”, “Noivas de Copacabana”, “Você Decide”, “Carga Pesada” e no cinema participou do elenco do filme “Alemão”.  Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.

Como Preparadora de Atores

Na Televisão

Foi responsável pela preparação do elenco de “Malhação” por oito temporadas, trabalhando com atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes seriados e novelas: “O Caçador”, “Dercy de Verdade”, “As Brasileiras”, “Toma Lá Dá Cá”, As Cariocas”, “Casos e Acasos”, “Faça a sua História”, “Guerra e Paz”, “Tal Pai Tal Filho”, e nas novelas “A Cor do Pecado”, “O Profeta”, “Sete Pecados”, “Eterna Magia” (exclusiva para Cauã Reymond), “Negócio da China”, “Escrito nas Estrelas” (exclusiva para Nathalia Dill), “Cama de Gato” (exclusiva para Paolla Oliveira), “Caras e Bocas”, “Ti Ti Ti”, “Passione” (exclusiva para Cauã Reymond), “Cordel Encantado” (exclusiva para Cauã Reymond, Natalia Dill e Bianca Bin), “Aquele Beijo”, “Avenida Brasil” (exclusiva para Cauã Reymod e Natalia Dill), “Lado a Lado”, “Guerra dos Sexos”, “Flor do Caribe” (exclusiva para Grazi Massafera) e “Alto Astral”

 No Cinema

 Ainda como Preparadora de Atores, Andrea atuou nos curtas “Retrato Falado”, dirigido por André Warwar e “Ligação”, “Mesa 48″ e “Dédalo”, dirigidos por Edson Erdmann.  Também foi responsável pela preparação da atriz Paolla Oliveira no longa-metragem “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.

Como professora (Workshops e Cursos Regulares de Teatro)

Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando, junto com seu grupo de teatro, fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí, esteve à frente de diversos cursos e workshops como: “Programa de Férias”, da Secretaria Municipal de Cultura do RJ, Curso Intensivo de Interpretação para Adolescentes – Casa da Gávea, Curso Regular – Teatro de Arena (por três anos), Oficina Nelson Rodrigues – Teatro de Arena.  Esteve à frente de diversas oficinas, palestras e workshops no sul do país, em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, Canela entre outras.Em parceria com a produtora Histórias Incríveis, participou dos projetos: “O Segredo do Diálogo”, “Ligação”, “Mesa 48″ e “Dédalo”.Tem uma parceria com a BRAAPA – Escola de Atores, em São Paulo, onde ministra workshops regularmente. De 1999 a 2008, dirigiu o Curso Regular de Interpretação para Teatro e TV, no teatro Miguel Falabella, onde foi diretora de diversos espetáculos que estiveram em cartaz no próprio teatro Miguel Falabella, como: ”Peças Íntimas”, de Luiz Fernando Veríssimo; “Sonhos De Uma Noite De Verão”, de Shakespeare; “O Carioca” (adaptação de Capital Federal), de Artur Azevedo; “A Vida Como Ela É”, de Nelson Rodrigues, além de diversas criações coletivas.

PREPARAÇÃO DE ELENCO – NOVELAS

·         Alto Astral (2014/2015)

·         Lado a Lado (2012/ 2013)

·         Aquele Beijo (2011/2012)

·         Guerra dos Sexos (2012/ 2013)

·         Cordel Encantado (2011)

·         Ti Ti Ti (2010/2011)

·         Caras e Bocas (2009/ 2010)

·         Negócio da China (2008/ 2009)

·         7 Pecados (2007/ 2008)

·         O Profeta (2006)

·         Malhação – 8 temporadas (2003 a 2010)

 SÉRIES E SERIADOS

·         O Caçador (2014)

·         Divertics (2013/ 2014)

·         Dercy de Verdade (2012)

·         As Brasileiras (2012)

·         Tal Pai Tal Filho (2010)

·         As Cariocas (2010)

·         Guerra e Paz (2008)

·         Casos e Acasos (2008)

·         Toma Lá Da Cá (2007/ 2009)

 CINEMA

·         Dédalo

·         Mesa 48

·         Retrato Falado

·         Uma Professora Muito Maluquinha

PREPARAÇÃO INDIVIDUAL DE ATORES

·         Cauã Raymond (Da Cor do Pecado, Eterna Magia, Passione, Avenida Brasil)

·         Paolla Oliveira (Insensato Coração, Ciranda de Pedra, as Cariocas, Faça a sua História, Casos e Acasos, Cama de Gato, Amor à Vida)

·         Grazi Massafera (Tempos Modernos, As Cariocas, Flor do Caribe)

·         Nathalia Dill (Escrito nas Estrelas, Avenida Brasil)

·         Marjorie Estiano (Duas Caras)

·         Marco Pigossi (Sangue Bom, Boogie Oogie)

Público alvo:

Pessoas com vocação para interpretação. É preferível que o aluno tenha alguma experiência como ator, seja amador, profissional ou curso.

Objetivo:

O curso tem como objetivo fazer com que ao longo dos encontros , cada dia seja uma etapa, uma escala de evolução e descoberta do talento de cada individuo.  Assim, o processo é o que vai interessar.  O foco estará no conjunto das ações e não só no resultado final. “Qualidade total” em cada etapa. Registraremos alguns exercícios e cenas para documentar a evolução.

> Despertar e apontar o talento de cada participante.
> Elevar a autoestima e estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional.
> Motivar a busca pela qualidade em todas as etapas da formação profissional.
> Encaminhar o participante, não ainda para o mercado de trabalho, mas sim, para a busca do desenvolvimento do seu talento.
> Gerar um ambiente de superação pessoal evitando a competição, desnecessária nesta fase da formação profissional.
> Apresentar o cenário real do mercado e da profissão. Sem desmotivar.

Métodos e recursos:

> Através de jogos, improvisações e exercícios teatrais, os participantes experimentam o auto conhecimento, a superação de limites e  as várias fases do processo de construção de personagens. Alem de aprenderem na prática, técnicas e conceitos que certamente irão nortear seu desenvolvimento artístico.

Conteúdo do workshop:

> “Desinibição, entrosamento e autoconfiança”

> “Auto conhecimento (Corpo e Voz) / Criatividade I/  Improvisação Livre”

> “Criatividade II/ Improvisação Dirigida/ Introdução ao texto”

> “A criação do personagem”

> Gravação das cenas

> Avaliação e auto-avaliação

Pré-requisito

Pré-requisitos:
Idade mínima: 14 anos

Duração do Curso

DURAÇÃO: 2 dias – Sábado e Domingo

Inscrições abertas para novas turmas:

Quando: 07 e 08 de Outubro

Horário: das 10h às 19h