Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando se formou pela, UniRio, em Bacharelado em Artes Cênicas. É professora de interpretação e diretora teatral, além de instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha, desde 2002, preparando atores para as telenovelas e minisséries produzidas pela emissora.
Como atriz, participou  de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota”, “O Mercador de Veneza”, “A Comédia dos  Erros”, “Besame Mucho”, “Sonhos de um Sedutor” e “O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal”, “Ana Raio e Zé Trovão”, “Torre de Babel” e “Laços de Família”.
Participou também de especiais e minisséries como: “Decadência”, “Noivas de Copacabana”, “Você Decide”, “Carga Pesada” e, ainda, campanhas publicitárias, dublagens e etc. Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.
Também foi responsável pela preparação do elenco de “Malhação” por oito temporadas, preparando atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes  seriados: “Toma Lá Dá Cá”, “Casos e Acasos”, “Faça a sua História”, “Guerra e Paz”, “As Cariocas”, “Tal Pai Tal Filho” e nas novelas “A Cor do Pecado”, “O Profeta”, “Sete Pecados”, “Eterna Magia”, “Duas Caras”, “Ciranda de Pedra”, “Negócio da China”, “Escrito nas Estrelas” (exclusiva para a atriz Natalia Dill), “Cama de Gato” (exclusiva para a atriz Paola Oliveira), “Caras e Bocas”, “Ti Ti Ti”, “Passione” (exclusiva para o ator Cauã Reymond), “Cordel Encantado” (exclusiva para os atores Cauã Reymond, Bianca Bin e Nathalia Dill), “As Brasileiras“, “Dercy“, “Aquele Beijo“, “Avenida Brasil” (exclusiva para os atores Cauã Reymond e Nathalia Dill), e atualmente é responsável pelas novelas “Lado a Lado” e  “Guerra dos Sexos“, além da preparação da atriz Grazi Massafera como a protagonista da próxima novela das 18h, “Flor do Caribe“.
 Como Preparadora de Atores, Andréa atuou nos curtas “Retrato Falado”, dirigido por Andre Warwar e “Ligação”, “Mesa 48”″ e “Dedalo”, dirigidos por Edson Erdmann. Também foi responsável pelapreparação da atriz Paola Oliveira no longa-metragem “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.
Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando, junto com seu grupo de teatro, fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí, esteve à frente de diversos cursos e workshops como: “Programa de Férias”, da Secretaria  Municipal de Cultura do RJ, Curso Intensivo de Interpretação para Adolescentes – Casa da Gávea, Curso Regular – Teatro de Arena (por três anos), Oficina Nelson Rodrigues  – Teatro de Arena. Foi convidada a ministrar diversas oficinas no sul do país, em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outras. Em parceria com a produtora Historias Incríveis,  participou dos projetos:  “O Segredo do Dálogo” ,“Ligação”, “Mesa 48″ e “Dedalo”. De 1999 a 2008, esteve no Curso Regular de Interpretação para Teatro e TV, no teatro Miguel Falabella, onde dirigiu diversos espetáculos que estiveram em cartaz por lá, como: ”Peças Íntimas”, de Luiz Fernando Veríssimo; “Sonhos de uma noite de verão”, de Shakespeare; “O Carioca” (adaptação de Capital Federal), de Artur Azevedo; “A vida como ela é”,  de Nelson Rodrigues, além de diversas criações coletivas.