Formado em Administração de Empresas pela FMU em 1992, começou a cursar teatro em 1986, passando a se dedicar mais nessa área a partir de 1993 e não parou mais. Profissionalizou-se como ator e trabalhou em vários espetáculos entre infantis e adultos com diretores de renome no mercado, como Jacques Lagoa, Silnei Siqueira, Zeno Wilde, entre outros. 

Dentre os espetáculos que atuou destacam-se “A Bela e a Fera”, “Sonho de uma Noite de Verão”, Rua São Luiz- 27 – 8º andar, entre outros.

Sempre se envolveu para ajudar nos trabalhos de produção das peças em que trabalhava, viabilizando várias através de contatos.

Em 1997, formou junto ao ator Eduardo Paiva a BRAAPA Produções Artísticas e produziu o espetáculo “Poliana, a menina”, onde também atuava, tendo inclusive, seu trabalho destacado pela crítica. O espetáculo foi indicado para vários prêmios, chegando a ganhar algumas das indicações.

Nos trabalhos em TV como ator, sentiu a diferença entre as linguagens, e devido sua formação teatral, tinha dificuldades na linguagem televisiva.

Decidiu então, fazer um dos raros cursos de TV, existentes no mercado, e viu que o objetivo básico do curso era dar dicas, gravar as cenas sem uma orientação didática, e principalmente estabelecer contatos. Como desejava, realmente, aprender o mecanismo da linguagem, começou a desenvolver junto a seu sócio, cursos de interpretação para TV com diretores de ator no veículo, ambientados em estúdios de gravação e com qualidade de ensino. Produziu com seu sócio, os cursos de todos os diretores e personalidades realizados pela BRAAPA.

Como ator, ainda participou como coadjuvante no seriado de “As novas aventuras de Tiazinha” na TV Bandeirantes, além de novelas no SBT.

Participou do Espetáculo “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni e ministrou aulas de Interpretação para TV e Desenvolvimento Pessoal pela BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV em Angola”, onde permaneceu por 3 meses implantando o projeto.

Ministrou palestra de Desenvolvimento Pessoal na loja Maçônica Grande Oriente Paulista. Na BRAAPA ministra Curso de Desenvolvimento Pessoal, além de Curso de Interpretação para TV.

Participou de vários filmes publicitários como: Ponto Frio, Volkswagen, ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), CPTM (Governo do Estado de São Paulo),  programetes publicitários do Unibanco intitulados “É da sua conta” para o dia das mães e dia dos Pais, entre outros. Recentemente esteve no ar com o comercial da “Fiat”, ao lado de Dani Bananinha, bailarina do programa do Luciano Huck.

O ator André Bravo Valente retornou ao elenco de “A Bela e a Fera” em 2007 no teatro Folha, onde permaneceu até 2009; e foi Diretor Geral de produção do premiado espetáculo “Velório à Brasileira” de Aziz Bajur, em 2008.

Como apresentador, atuou no programa “Rally Universitário” para TV da Internet em 2010.

É um dos Diretores da BRAAPA FORÇA E CULTURA onde ministra aulas regulares de Desenvolvimento Pessoal, além de aulas particulares de Interpretação para TV e Publicidade.

Eduardo Paiva e André Bravo Valente, juntos, foram responsáveis pela idealização, planejamento, organização e implantação da Escola de atores Wolf Maya no Shopping Frei Caneca.